Fascículo 3
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Começar
 
Qual o seu nome? *

 
Qual o número do seu telefone? *

 
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Neste primeiro fascículo de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, trataremos das habilidades contidas nas competências de áreas 1 e 2.

A competência de área 1 visa a aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida. Nessa competência, estão contidas quatro habilidades assim resumidas: identificar diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação; recorrer aos conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas de comunicação e informação para resolver problemas sociais; relacionar informações geradas nos sistemas de comunicação e informação, considerando a função social desses sistemas; e reconhecer posições críticas aos usos sociais que são feitos das linguagens e dos sistemas de comunicação e informação.

A competência de área 2 é especial, pois trata das Línguas Estrangeiras Modernas (LEM) como instrumento de acesso a outras culturas. Nela, estão contidas as habilidades de 5 a 8, que vão desde associações de vocábulos e expressões ao seu tema, passando pelo reconhecimento das estruturas linguísticas, suas funções e seus usos sociais, até o reconhecimento da produção cultural em LEM como representação da diversidade cultural e linguística. O próximo fascículo contemplará itens da área de Matemática e suas Tecnologias. 

Bom proveito, {{answer_orBhrhKLPSGk}}!
 
*

 
*

 
Questão 1
Um casal que não se falava há doze anos recusou-se a quebrar essa lei do silêncio, mesmo para pedir o divórcio, noticia a imprensa inglesa de quarta-feira. Patrícia Emerson mandou um bilhete a seu marido para lhe participar seu desejo de divorciar-se. Este lhe respondeu no mesmo bilhete: “Pois não”. 

Ao analisar os recursos expressivos verbais empregados na composição do texto, pode-se inferir que *

VERGEZ, Michel. Pequenas histórias. Porto Alegre, L&PM, 1993. p.126.

 
Questão 2
Observando os recursos expressivos do poema de Arnaldo Antunes, percebe-se que  *


 
Questão 3
O humor da charge acima decorre, principalmente, *

Disponível em: http://i0.wp.com/blink102.com.br/wp-content/uploads/2015/11/redes-so- ciais-charge.jpg. Acesso em: 5 jun. 2016.

 
*

 
Questão 4
Caso um especialista em direito do consumidor quisesse escrever um texto para discutir, através de um grande jornal, as obrigações das empresas que operam na área de e-commerce ou comércio digital, ele escreveria *


 
Questão 5
O texto de campanha comunitária tem por propósito alertar a população acerca da necessidade de erradicar o mosquito da dengue e de outras doenças. O trecho que concentra maior carga apelativa para a consciência social do leitor em potencial é *

Disponível em: http://tinyurl.com/jc74nw2. Acesso em: 6 jun. 2016.

 
*

 
Questão 6
Competitividade menor
Em decorrência dos atrasos que dominam a pauta econômica, o Brasil submergiu ao mais baixo degrau de sua história no ranking mundial de competitividade elaborado desde 1989 pelo IMD, instituto de gestão de negócios sediado na Suíça. Entre as 61 nações compreendidas no levantamento, caiu mais um posto, ocupando a vexatória 57ª colocação, acima apenas de outras quatro (Croácia, Ucrânia, Mongólia e Venezuela). O País chegou a deter a 38ª posição, em 2010; contudo, desde então, degringolou. O descenso ininterrupto deriva da profusão de decisões equivocadas que colocaram a economia nacional a perder o rumo. Resultados insatisfatórios como esse passam recado hostil para os investidores estrangeiros, tornando-os hesitantes quanto a eventuais aportes, e mostram ainda que as dificuldades em regenerar o ambiente produtivo serão vastas.

Aquém da maioria dos vizinhos, o País amarga a segunda mais baixa posição da América Latina quando o assunto é ser competitivo. Somente a Venezuela, acometida por tragédia econômica sem precedentes, apresenta desempenho inferior. A Argentina, que também atravessa turbulências, por sua vez, avançou quatro posições na lista, subindo para o posto de número 55. Bem acima, surge o Chile, em 36ª, com o melhor resultado da América do Sul. (...)

O único ponto em que houve evolução tange à infraestrutura. De acordo com as informações presentes no estudo, foram conquistadas sete posições, resultado do desencadeamento de obras no setor aeroportuário, energético e de telecomunicações, itens exaltados na pesquisa.

Há cinco anos, o Brasil dava indícios de que se tornaria um país competitivo perante as potências globais. No entanto, tropeçou de maneira perigosa e agora é visto como retardatário. A busca por amadurecimento da competitividade gera resultados positivos práticos, como aumento na oferta de empregos e ampliação da renda média da população. 

Considerando a função social do gênero jornalístico editorial, é possível notar que o texto apresentado  *

Editorial. Diário do Nordeste. 6 jun. 2016.

 
Questão 7
Como nasce um infográfico


Se tem uma coisa que é a cara da ME, são os infográficos – matérias que explicam, visualmente, assuntos complexos. Eles estão presentes na revista desde a primeira edição, quando mostramos como funcionava uma orquestra, e já nos renderam mais de 20 premiações internacionais. O último foi dado pela Society of News Design para a matéria “A Revolução do Bicho”, da edição 171. Criar um infográfico dá um trabalhão, mas a gente adora. Veja o caso de “Os Roubos de Museus Mais Incríveis da História”, na página 26. O repórter Diego Meneghetti passou um mês consultando casos bem descritos pela polícia e pela imprensa. O designer Thales Molina correu por fora, buscando fotos e plantas de cada museu em sites, jornais, guias de turismo e até no Google Street View. Foi como montar um quebra-cabeça, tentando encaixar cada informação trazida pelo Diego com uma referência visual achada pelo Thales, e vice-versa. No fim, o ilustrador Filipe Campoi reconstituiu, com precisão, os três prédios invadidos – ao mesmo tempo que os manteve “desmontados” para expor, lá dentro, as ações de cada assaltante. Vá lá conferir o resultado. Curtiu? Tem sugestões para o nosso próximo info? Mande um e-mail!

De acordo com o texto, relacionando as informações geradas nos sistemas de comunicação e informação e considerando a função social desses sistemas, infere-se que o uso de infográficos em revistas de grande circulação tem um caráter predominantemente  
*

Revista Mundo Estranho. Edição: maio 2016, p. 3.

 
Questão 8
Analisando a função social do cartaz da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, vê-se que ele cumpre seu papel ao  *

Disponível em: http://tinyurl.com/h23cv6s.

 
*

 
Questão 9
Reconhecendo posições críticas aos usos sociais que são feitos das linguagens, pode-se perceber que o texto acima denuncia 
*

Disponível em: http://tinyurl.com/j8kv3oa. Acesso em: 5 jun. 2016.

 
*

 
Questão 10
A partir da leitura da tirinha acima, pode-se depreender criticamente que
*

Disponível em: http://passapalavra.info/. Acesso em: 5 jun. 2016.

 
Questão 11
A charge acima apresenta uma crítica ao(à)
*

Disponível em: http://tinyurl.com/hfw5w59. Acesso em: 5 jun. 2016.

 
Questão 12
Analisando a imagem acima, aliada ao texto que a acompanha, percebe-se que o efeito humorístico é provocado pelo(a) *

Disponível em: kibeloco.com.br. Acesso em: 1⁰ mar. 2013.

 
Questão 13
Observando a charge anterior, infere-se que a crítica reside na ideia de que 
*

Cury, C. Disponível em: http://www.caetanocury.com.br/.

 
*

 
Questão 14
O massacre de 49 pessoas dentro da boate Pulse, na cidade de Orlando, Flórida, chocou o mundo todo. Exatamente por isso, os representantes dos dois principais partidos dos Estados Unidos (o Partido Democrata e o Partido Republicano, representados, respectivamente, pelos animais à esquerda e à direita) têm se posicionado a respeito do ocorrido. De acordo com a imagem anterior, o uso do vocábulo “mourning” remete *

Disponível em: www.azcentral.com. Acesso em: 17 jun. 2016.

 
*

 
Questão 15
Why do the British love the taste of tea so much? 
Whether they take their tea with milk, sugar, lemon or just plain, it’s clear that the British have a fondness for its flavour. There’s something about that firm bitterness that sparks devotion: the British consume 60 billion cups per year, according to the Tea and Infusions Organisation. That’s more than 900 cups a year for every man, woman and child in Great Britain – though we no doubt all know someone who likes many more than that. Tea has become entrenched in the British way of life, from the humble tea break to the afternoon tea to be enjoyed – in a jacket and tie, of course, gentlemen – at the very swankiest of London hotels. 

A Grã-Bretanha é uma nação conhecida no mundo todo pelo seu consumo de chá. Com base no texto anterior, o consumo de chá  *

Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 17 jun. 2016 (adaptado).

 
Questão 16
Pisa tests to include ‘global skills’ and cultural awareness 
Pisa tests, an international standard for comparing education systems around the world, could include a new measurement of global skills in the next round of tests in 2018. The Organisation for Economic Cooperation and Development (OECD), which runs the tests in maths, reading and science, is considering adding another test which would look at how well pupils can navigate an increasingly diverse world, with an awareness of different cultures and beliefs. The OECD’s education director Andreas Schleicher says there is a need for new rankings to show young people’s competence in a world where globalisation is a powerful economic, political and cultural force. 

A cada três anos, estudantes de vários países fazem o exame internacional Pisa (sigla inglesa para Programa Internacional de Avaliação de Alunos), cujo objetivo é avaliar sistemas educacionais no mundo. Com base na leitura do texto anterior, o exame em questão  *

Disponível em: http://www.bbc.com. Acesso em: 17 jun. 2016 (adaptado).

 
*

 
Questão 17
Um campanha de conscientização nada mais é um do que um esforço para produzir mudanças. Através da combinação de elementos verbais e não verbais, o produtor do texto pretende 
*

Disponível em: www.life.hu. Acesso em: 17 jun. 2016.

 
*

 
Questão 18
A tirinha semanal “Itchy Feet: the Travel and Language Comic” foi criada em 2011 por Malachi Ray Rempen e retrata de forma bem-humorada – e muitas vezes exagerada – viagens, a vida no exterior e a experiência de aprender novas línguas. Com base no terceiro quadrinho, a fala do personagem à esquerda 
*

Disponível em: www.itchyfeetcomic.com. Acesso em: 17 jun. 2016.

 
Questão 19
Still I Rise
You may write me down in history
With your bitter, twisted lies,
You may tread me in the very dirt
But still, like dust, I’ll rise.

Does my sassiness upset you?
Why are you beset with gloom?
‘Cause I walk like I’ve got oil wells
Pumping in my living room.

Just like moons and like suns,
With the certainty of tides,
Just like hopes springing high,
Still I’ll rise.

Did you want to see me broken?
Bowed head and lowered eyes?
Shoulders falling down like teardrops.
Weakened by my soulful cries.

Does my haughtiness offend you?
Don’t you take it awful hard
‘Cause I laugh like I’ve got gold mines
Diggin’ in my own back yard.

You may shoot me with your words,
You may cut me with your eyes,
You may kill me with your hatefulness,
But still, like air, I’ll rise. 

Maya Angelou é uma mulher renascentista notável. Aclamada como uma das grandes vozes da literatura contemporânea. Sua versatilidade é rara: ela é poetisa, educadora, historiadora, autora de best-seller, atriz, dramaturga, ativista, produtora e diretora. A elegância e a poesia de sua prosa são ímpares. Essa escritora cativa o público através do vigor e beleza de suas palavras. Com base no poema anterior, o eu lírico 
*

Angelou, M. Disponível em www.poemhunter.com. Acesso em: 17 jun. 2016.

 
*

 
Questão 20
Los científicos demuestran que la humanidad está cada vez más tonta, más pequeña y más débil
Sorprendentemente, los científicos han concluido que nuestros cuerpos y nuestras mentes se han deteriorado significativamente en comparación con nuestros antepasados. La principal razón para esto, parece ser la degradación del genoma humano. Una revolucionaria investigación, llevada a cabo por el Dr. John San- ford de la Universidad de Cornell y otros expertos, ha demostrado que los genes contienen decenas de miles de errores (mutaciones) y que con cada generación que pasa se añaden aún más errores que se transmiten a la descendencia.

Por lo tanto, no debería sorprender que nuestros antepasados fueran más grandes, más fuertes, más rápidos y más inteligentes. La verdad es que tenían mejores genes. Este tipo de información chocará a mucha gente. Es comúnmente aceptado que la humanidad está ” progresando ” y que somos mejores, tanto física como mentalmente, que nuestros predecesores. Lo malo es que estamos tontos y cada vez más apequeñados. 

A reportagem do jornal mostra a preocupação diante de um problema na humanidade, que pode ser resumido pelo vocábulo apequeñados, referindo-se
*

Disponível em: https://elrobotpescador.com/2014/05/03/los-cienti cos-demuestran-que-la-humanida- d-cada-vez-es-mas-tonta-mas-pequena-y-mas-debil/. Acesso em: 10 jun. 2016 (adaptado).

 
*

 
Questão 21
La Naturaleza
Los Ecosistemas acuáticos son los que tienen por biotopo algún cuerpo de agua, como pueden ser ríos, lagos, pantanos y demás fuentes. Los dos tipos más destacados son: los ecosistemas marinos, y los ecosistemas de agua dulce. Así, genéricamente, el montante, variaciones y regularidad de las aguas de un río son de gran importancia para las plantas, animales y personas que viven a lo largo de su curso. La fauna de los ríos es de anfibios como: canutillos, gusarapos, caracodillos, negrillos, mejillones, y truchas. 

Los ríos y sus zonas de inundación sostienen diversos y valiosos ecosistemas, no sólo por la cualidad del agua dulce para permitir la vida, sino también por las numerosas plantas e insectos que mantiene y que forman la base de las cadenas tróficas. En el lecho de los ríos, los peces se alimentan de plantas y los insectos son comidos por las aves, anfibios, reptiles y mamíferos. Acerca del agua dulce de los ríos, es preciso tener en cuenta que presenta una enorme variedad de composición. 

O ecossistema designa o conjunto formado por todas as comunidades bióticas que interagem em determinada comunidade. A importância da manutenção do ecossistema aquático reside na preservação dos rios, pois 
*

Disponível em: http://mimundoalnatural.blogspot.com.br. Acesso em: 10 jun. 2016 (adaptado).

 
Questão 22
Según una serie de estudios desarrollados por un grupo de investigadores de la University of Rochester, determinados videojuegos –sobre todo aquellos que incluyen mucha acción– pueden ayudar a mejorar la atención visual.

La atención visual se basa en la capacidad del cerebro de procesar la información visual que es realmente relevante y suprimir la que no lo es. Lo que se ha comprobado en estos estudios es que en experimentos relacionados con la atención visual, jugadores asiduos a videojuegos de esta clase, como por ejemplo Halo, superan constantemente a quienes no son jugadores. Los estudios dicen que para acertar los objetivos es necesario olvidar lo que no le interesa en el rato de un disparo, exigiendo más atención.

Por esta razón, actualmente se están desarrollando varios estudios, ensayos y ejercicios para determinar qué utilidad puede tener la práctica de estos videojuegos, por ejemplo, en los entrenamientos militares.

En busca de un fin más práctico e inteligente, también se están realizando procedimientos para determinar si resultan útiles aplicados a tratamientos terapéuticos, por ejemplo, para mejorar ciertos impedimentos visuales. 

Existem milhares de títulos diferentes no mercado de jogos eletrônicos, o que torna sua exposição muito grande. Por isso, no geral, alguns jogos podem causar benefícios. Os games podem ajudar a melhorar a atenção visual dos seus participantes,  *

Disponível em: http://www.batanga.com. Acesso em: 10 jun. 2016 (adaptado).

 
*

 
Questão 23
A colar
Se oye un grito, un gemido,
Porque hemos sufrido muchísimo
un himno en construcción
con estrofas de grava y de cemento,
con versos de arena,
cuartetos de varilla corrugada,
bajo el ritmo sonoro de las órdenes,
una tras otra...
de sufrimiento demasiado
y las hila el poeta
que mide su gran obra con flexómetro
Y la termina con una metáfora de yeso, haciendo mucha artesanía 

A preposição bajo não foi usada no seu sentido literal, denotativo, mas foi empregada para indicar metaforicamente uma situação de dominação e servidão. Tal relação pode ser expressa sob a forma de  *

Disponível em: http://poesiaprotesta.galeon.com/. Acesso em: 24 jun. 2016 (adaptado).

 
*

 
Questão 24
Dare (la la la)
Ahora (Leggo, Leggo, Leggo, Leggo)

Todo el planeta es un corazón
Que va al son de un mismo latido
Suena un silbato, pasa un balón
Y el mundo entero lanza un rugido
Aquí se juega como se baila
La pasión que tiene mi gente
Quedan las penas en el olvido
Bienvenidos a mi continente

Ven y deja los miedos
Escribe tu historia
Apenas comienzas
No No No pares ahora 

Música é a arte de combinar os sons de modo agradável ao ouvido. Ciente das informações da canção de Shakira, o canto acima  *

Dare (la la la), de Shakira.

 
Confira sua respostas

 
Resoluções

01 C
Analisando os recursos expressivos verbais do texto, nota-se que verbos como “falava”, “recusou-se”, “mandou” e “respondeu” situam as ações claramente no passado. No entanto, o verbo “noticia” está empregado no presente, revelando que há no texto uma alternância entre os tempos verbais. Com isso, percebe-se que a representação do tempo na narrativa explicita dois momentos bastante nítidos: o momento em que se produz a notícia e um outro no qual se deram as ações do casal.

 
02 A
No poema de Arnaldo Antunes, percebe-se que palavras como “divisível”, “móvel”, “volúvel” e “delével” revelam traços de maleabilidade que se ajustam perfeitamente aos valores estéticos formais defendidos pelo artista na construção de sua composição poética. Assim como as palavras e as ideias, o verso também é bastante maleável.

 
03 A
Ao analisar a charge, percebe-se que o humor nasce da interação entre os recursos verbais e os não verbais, pois as ações das personagens se contrapõem aos discursos expostos nos balões.

 
04 E
O artigo de opinião é um gênero textual argumentativo de natureza particular ou pessoal, uma vez que traz opiniões de uma pessoa física, ou seja, de um indivíduo que normalmente é especialista em determinada área do conhecimento e que se posiciona de forma individual acerca de temas de interesse coletivo, já que esse tipo de texto tem circulação de massa em grandes veículos de comunicação.

 
05 C
Em um texto publicitário ou em campanha comunitária, é comum concentrar-se a função conativa ou apelativa da linguagem nos verbos (normalmente empregados no imperativo) e nos pronomes pessoais. No exemplo em questão, a forma verbal “deixe” e os pronomes “minha” e “sua” cumprem bem esse papel.

 
06 C
O editorial é um gênero textual de grande abrangência social. Trata-se de um texto argumentativo ou expositivo-argumentativo em que são apresentadas e defendidas as opiniões da empresa de comunicação que o produziu, ou seja, opiniões institucionais de responsabilidade coletiva. Nesse tipo de texto, é comum o posicionamento em terceira pessoa, que confere abrangência e relativa horizontalidade de posicionamentos.

 
07 E
Infográficos são recursos visuais e textuais bastante utilizados em veículos de comunicação de massa para facilitar o entendimento dos leitores acerca das matérias publicadas. Trata-se de um tipo de texto explicativo e informativo e faz parte de sistemas de comunicação que exercem relevante papel social.

 
08 B
O cartaz foi produzido por um órgão governamental, no caso, a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, e tem por objetivo principal defender políticas públicas sobre a necessidade de respeito às diferenças raciais a partir do slogan nele apresentado: “Igualdade racial é pra valer”.

 
9 A 
O texto não verbal faz uma menção crítica ao episódio em que policiais encontraram o corpo de Aylan Kurdi, criança síria de 3 anos de idade, vítima de um dos tantos naufrágios de embarcações de refugiados sírios no mar Mediterrâneo. A fotografia de seu corpo virou símbolo dessa catástrofe humanitária contemporânea. 

 
10 D
Ao fazer menção à web 2.0, uma internet que se caracteriza bastante pelo aspecto colaborativo, ou seja, onde qualquer pessoa pode ser capaz de gerar conteúdos, o autor da tirinha constrói uma crítica corrosiva aos materiais produzidos, associando-os, conotativamente, a palhaçadas.

 
11 C
A charge utiliza a logomarca do Facebook, rede social bastante utilizada pela população brasileira, para tecer uma crítica ao uso das redes sociais por parte dos membros da classe política no período das campanhas eleitorais.

 
12 B
a)
Falso. A utilização de tal imagem expressa um teor crítico, e não de humor.
b) Verdadeiro. Devido à superlotação, a quantidade de ônibus não supre a demanda de passageiros, que acabam cando a esperar, ou “levando bolo”.
c) Falso. A expressão “bolo” é usada no sentido conotativo, e não literal.
d) Falso. Não há uma relação entre a quantidade de pessoas nas paradas e o desconhecimento destas sobre o aniversário do Rio de Janeiro.
e) Falso. Não necessariamente essa imagem é consequência de ser o dia do aniversário da cidade.

 
13 B
Percebe-se a ironia da charge ao utilizar o desmatamento como mote para justificar a criação de uma fábrica de produtos biodegradáveis.

 
14 C
A questão tem como objetivo avaliar a habilidade do aluno para compreender, mediante a análise do contexto, o sentido de um vocábulo da língua inglesa: o substantivo “mourning”, e associá-lo à temática do texto. Segundo o Oxford Online, a palavra em questão se refere à “expressão de luto pela morte de alguém”, ou seja, “luto”. O título da charge fala de uma nação em luto, porém, sobre a pilha de corpos, que representa as vítimas dos massacres, percebe-se a presença dos dois maiores partidos políticos dos Estados Unidos: o Democrata (simbolizado por um burro), que defende o controle de armas; e o Republicano (simbolizado por um elefante), que, por sua vez, defende o combate ao radicalismo islâmico. Os dois partidos aproveitam-se do ocorrido em Orlando para defender suas ideias.

 
15 A
A questão busca verificar a habilidade do aluno de utilizar a língua inglesa para ampliar seus conhecimentos a respeito de um traço tipicamente cultural entre os britânicos: o consumo de chá. Segundo a Organização de Chá e Infusões, os britânicos consomem 60 bilhões de xícaras de chá por ano, o que representa mais de 90 xícaras de chá para cada habitante (considerando homens, mulheres e crianças).

 
16 A
A questão busca verificar a habilidade do aluno de utilizar a língua inglesa para ampliar seus conhecimentos a respeito da decisão da OECD, organização que administra o exame Pisa, de incluir, possivelmente, um novo teste que será agregado àqueles que já são aplicados atualmente (Matemática, Leitura e Ciências), e que terá como objetivo avaliar a competência dos jovens em um mundo onde a globalização é uma poderosa força econômica, política e cultural.

 
17 E
A peça publicitária em questão alerta para a necessidade das mães cuidarem de sua alimentação durante os primeiros mil dias de gestação (o que compreende a gravidez e os dois primeiros anos de vida dos bebês).

 
18 E
A tirinha em questão trata das diferenças linguísticas que existem entre o inglês e outros idiomas no que diz respeito à forma de nomear certos objetos, como lenço (tissue) e não, literalmente, “nose paper” (que seria a forma como nós, falantes da língua portuguesa, transportaríamos para o inglês essa expressão). Apesar dessas divergências, percebe-se que a comunicação, ainda assim, torna-se possível.

 
19 E
A questão avalia a habilidade do aluno de usar a língua inglesa para compreender um produto cultural específico, no caso, um poema. No poema “Still I Rise”, Maya Angelou faz uma ode à resiliência, ou seja, a capacidade de resistir às adversidades e continuar ascendendo na vida.

 
20 E
Para esta questão, é necessário entender que apequeñados se refere a, além de outras transformações, seres humanos que estão diminuindo de tamanho.

 
21 A
Para responder a esta questão, é necessário ler o seguinte trecho: “Así, genéricamente, el montante, variaciones y regularidad de las aguas de un río son de gran importancia para las plantas, animales y personas que viven a lo largo de su curso. La fauna de los ríos es de an bios como: canutillos, gusarapos, caracodillos, negrillos, mejillones, y truchas. Los ríos y sus zonas de inundación sostienen diversos y valiosos ecosistemas”.

 
22 B
Para responder a esta questão, é necessário observar o seguinte trecho: “Los estudios dicen que para acertar los objetivos es necesario olvidar lo que no le interesa en el rato de un disparo”.

 
23 A
Para responder a esta questão, é preciso observar o que está sendo dito nos seguintes versos: “bajo el ritmo sonoro de las órdenes,” e “haciendo mucha artesanía”.

 
24 A
Para esta questão, é necessário verificar os dois primeiros versos da segunda estrofe, em que se percebe a ideia de alegria na hora dos jogos (portanto, a letra da canção trata de um acontecimento esportivo), pois a dança estará ligada de forma indireta aos jogos: “Aquí se juega como se baila, / La pasión que tiene mi gente”.

A Tribuna do Norte lhe deseja boa sorte no ENEM 2017
Continue seus estudos